O Tarot: Os Arcanos Menores - Swords (Espadas)

por - setembro 07, 2017


Hoje trago o quarto e último artigo da série de Arcanos Menores. Gostaria de recapitular os dois pontos importantes do primeiro artigo, para quem não leu:

Dois pontos importantes:

  1. A maioria das pessoas não utiliza, por norma, as cartas invertidas. Ou seja não lhes aplica nenhum significado específico às mesmas, assumindo o significado normal das cartas na sua posição certa. Porém, e com o objectivo de ser o mais explícita possível e auxiliar independentemente do método, iremos incluir aqui a descrição da carta invertida. O seu uso depende da prática de cada um e fica ao critério do utilizador.
  2. O significado das cartas de Tarot não é algo preto no branco, X ou Y, sim ou não. É algo fluído e dependerá também do próprio leitor, da sua relação com o baralho, das imagens das cartas, da pessoa que está a ser alvo da consulta, etc. Não se guie a 100% por tudo o que lê, tente usar da sua própria intuição e ligação com o seu baralho. 
Em cada artigo iremos falar de um Naipe de forma a não fazer as postagens serem demasiado longas. Hoje falaremos pelo Naipe de Swords (Espadas).

  • Swords (Espadas)
Como o próprio nome indicada este naipe está associado ao naipe de Espadas no baralho comum. O elemento associado a este naipe é o Fogo e representa tudo relacionado a acção em força, o poder e as decisões firmes. Este naipe, numa leitura, normalmente representa uma resposta relacionada com acções necessárias ou já iniciadas, mudanças drásticas devido a necessidade ou circunstância, ambição, competição, defesa e outras coisas que possam requerer decisões mais ousadas.

Ás de Espadas
Significado: Esta carta é como um ponto de exclamação a nível das acções. Existe a necessidade de fazer algo, de agir. Representa o triunfo e é uma carta de grande força, em vários aspectos. Pode ou simbolizar uma grande prosperidade ou uma grande miséria. 

Invertida: Quando invertida tem o mesmo significado, porém, no sentido oposto, ou seja os resultados são quase sempre desastrosos e catastróficos. Pode implicar o fim de um casamento ou a impossibilidade de concepção. 

Dois de Espadas
Significado: A indecisão de qual caminho tomar. Pode representar a conformidade com algo ou, no sentido oposto, a coragem de agir. Há também quem associe a esta carta o simbolismo de carinho e intimidade, de entrega. Porém há que ter em atenção que o naipe de Espadas não é associado a assuntos benevolentes e carinhosos. 

Invertida: Representa a falsidade e pessoas com duas faces, dois objectivos opostos. 

Três de Espadas
Significado: Esta carta representa a quebra de algo, uma divisão, atraso e dispersão. Quando em leituras referentes a amor, como a própria imagem sugere, representa o rompimento de uma relação e término da mesma. 

Invertida: Alienação, perda, desordem, confunsão e erros cometidos.

Quatro de Espadas
Significado: Uma carta com teor negativo, representa a vigilância, solidão, exílio e, como a imagem demonstra, também associado aos caixões e túmulos. 

Invertida: Quando invertida esta carta tem um resultado mais positivo, nomeadamente representa sucesso em termos de administração de negócios. É favorável para a economia mas requer cuidado e cautela na mesma, principalmente dado que a mesma também pode simbolizar a chegada de um testamento. 

Cinco de Espadas
Significado: Esta é uma carta associação à traição, após a batalha. Representa a degredação de algo, destruição, desonra e perda. Nomeadamente que após a sorte e a batalha poderá vir a traição, é o fim ou um ataque/perturbação à sorte que tem vindo a ter.

Invertida: No seu formato invertida a carta tem o mesmo significado, podendo também ser um símbolo de tristeza e de luto. 

Seis de Espadas
Significado: Como a própria imagem demonstra esta carta representa uma viagem, um caminho, muito provavelmente que vá incluir água (viagem de barco, por exemplo). Esta viagem, com base nesta carta, irá também ser agradável e com resultados positivos.

Invertida: Neste sentido a carta desempenha um papel diferente, representando declarações ou confissões, sendo que há quem considere que pode até representar uma proposta de amor. Waite indicava que a mesma representava, enquanto invertida, um assunto legal pouco favorável.

Sete de Espadas
Significado: Esta carta fala-nos de tentativas, desejos, esperança e confiança. Pode também representar ambém brigas e conflitos e planos que podem falhar. Ao interpretar esta carta num lançamento é preciso ter em consideração as cartas que rodeiam. 

Invertida: Invertida a mesma representa conselhos e instruções que podem não ser ouvidos. E também calúnias. 

Oito de Espadas
Significado: O oito de espadas trás consigo más notícias, violência, censura, crise e conflitos. Também pode representar calúnias e doenças. 

Invertida: Quando invertida esta carta representa dificuldade, oposição, acidentes, traição e inquietação. 

Nove de Espadas
Significado: Esta carta fala-nos de ruína absoluta. Pode representar morte, falhanços, abortos, atrasos, decepção,  desilusão e despero. É uma das cartas mais negativas e que traz consigo um mau presságio, segundo o próprio Waite. 

Invertida: Mesmo enquanto invertida esta carta representa aspectos negativos de uma situação nomeadamente dúvida, vergonha, prisão e suspeitas. 

Dez de Espadas
Significado: Para analisar o significado desta carta deveremos ter em consideração as cartas que rodeiam durante o lançamento. Esta carta representa, geralmente, aflição e pânico, tristeza e lágrimas. A origem desta tristeza dependerá do resto da leitura.

Invertida: Vantagem, sucesso e lucro mas tudo temporário. Pode também representar poder e autoridade que é também temporária. 

Pajem de Espadas
Significado: Esta é uma carta que solicita atenção ao que se passa em nosso redor. Por norma representa vigilância, segredos, espionagem, alguém que está a tentar saber mais sobre os assuntos pessoais do alvo da nossa leitura. É também uma representação de autoridade.

Invertida: Invertida representa o lado negativo nomeadamente que o imprevisto e o estar sem preparação. Pode também representar doenças.

Cavaleiro de Espadas
Significado: Esta carta representa a bravura, a destreza, capacidade de nos defendermos, a guerra, destruição, oposição e a resistência. Pode também representar ruína e, dependendo de quais as cartas que a rodeiam, poderá também significar morte.

Invertida: No seu estado invertida representa falta de prudência, incapacidade e extravagâncias. 

Rainha de Espadas
Significado: Esta Rainha traz consigo a tristeza e vergonha feminina, viuvez, ausência de algo ou de alguém, luto, separação e até esterilidade. 

Invertida: Por norma esta carta invertida representa uma má mulher ou má figura feminina, que tem más intenções para com o alvo da leitura. Representa a malícia, bigotria e fraude.

Reis de Espadas
Significado: O Rei de Espadas fala-nos de tudo o que surge do conceito de julgamento como poder, comando, autoridade, inteligência militante e direito. Poderá representar um advogado, senador ou médico na vida pessoal do alvo da leitura. 

Invertida: Quando invertida fala-nos de crueldade, de um homem falso e com más intenções, perverso e bárbaro. 

Também podes gostar

0 Comentários