O Tarot: Os Arcanos Menores - Cups (Copas)

por - maio 26, 2017


Hoje trago o terceiro artigo da série de Arcanos Menores. Gostaria de recapitular os dois pontos importantes do primeiro artigo, para quem não leu:

Dois pontos importantes:

  1. A maioria das pessoas não utiliza, por norma, as cartas invertidas. Ou seja não lhes aplica nenhum significado específico às mesmas, assumindo o significado normal das cartas na sua posição certa. Porém, e com o objectivo de ser o mais explícita possível e auxiliar independentemente do método, iremos incluir aqui a descrição da carta invertida. O seu uso depende da prática de cada um e fica ao critério do utilizador.
  2. O significado das cartas de Tarot não é algo preto no branco, X ou Y, sim ou não. É algo fluído e dependerá também do próprio leitor, da sua relação com o baralho, das imagens das cartas, da pessoa que está a ser alvo da consulta, etc. Não se guie a 100% por tudo o que lê, tente usar da sua própria intuição e ligação com o seu baralho. 
Em cada artigo iremos falar de um Naipe de forma a não fazer as postagens serem demasiado longas. Hoje falaremos pelo Naipe de Cups (Copas).

  • Cups (Copas)
Como o próprio nome indicada este naipe está associado ao naipe de Copas no baralho comum. O elemento associado a este naipe é a Água e representa tudo relacionado o lado emocional (o que sentimos e se conseguimos, ou não, vivenciá-lo) e também com o espiritual e religioso. Este naipe, numa leitura, normalmente representa uma resposta relacionada preocupações, satisfações, tentações, esperanças, afectos, desilusões e semelhantes actos relacionados com emoções fortes.

Às de Cups
Significado: Esta carta é como um ponto de exclamação na vida emocional. A felicidade está mesmo a chegar, o amor está a triunfar. É uma carta bastante positiva e que traz consigo boas notícias. Abundância, fertilidade, alegria e contentamento.
Invertida: Falsidade de coração, instabilidade, revolução. Uma mudança rápida de posição/opinião.

Dois de Cups
Significado: O dois de Cups vem representar uma união amorosa, companheiros ou amantes. Representa o amor, paixão, afinidade, união, simpática, amizade e a ligação entre as pessoas. É sinal favorável nos campos do prazer, dos negócios e do amor.
Invertida: Mesmo no sentido invertida esta carta acaba por ter um simbolismo positivo representando a paixão.

Três de Cups
Significado: Com esta carta temos a celebração e o convívio com amigos próximos. Tempos memoráveis e de criar novas memórias. Representa o alcance de algo e o fim de um projecto (fim positivo, no sentido de se ter alcançado o objectivo final). É também um representante do excesso de diversão ou animação física.
Invertida: Quando invertida esta carta representa a cura, a consolação e o fim de um negócio (aqui já não com a mesma intenção que a sua pose original).

Quatro de Cups
Significado: Aqui temos a representação da melancolia, do pós-prazer. Representa a aversão a algo, o cansaço de algo que lhe é dado (na imagem vemos um jovem com copos de vinho em sua frente e descontente, sendo que também não aceita o que lhe está a ser dado pois não vê motivo nem consolo no que lhe é oferecido).
Invertida: Quando invertida toma um significado oposto representando as novidades, presságios, novas instruções ou relacionamentos e pressentimentos. Deveremos analisar as cartas junto a esta de forma a apurar a forma como esta irá influenciar.

Cinco de Cups
Significado: Esta carta representa a perda mas uma perda da qual resta algo. Apresenta-nos a herança, o património, a transmissão mas sem corresponder às expectativas. Segundo Waite esta carta representa também legados, património, prendas e sucesso em termos empresariais.
Invertida: Esta carta invertida representa novidades, alianças, afinidade e consanguinidade e também ancestralidade. Pode representar o retorno de um familiar que já não se vê à muito tempo.

Seis de Cups
Significado: Com o seis de cups retornamos às memórias da nossa vida. Esta é uma carta associada às memórias e ao olhar para o passado (principalmente os momentos felizes).
Invertida: Na sua posição invertida representa heranças, o futuro, a renovação e aquilo que virá a passar no presente, ou seja, o que está prestes a terminar. Deverá ser complementada pelas cartas em redor.

Sete de Cups
Significado: Esta é uma carta de tentação, que nos faz reflectir sobre o que desejamos. É uma carta de reflexão e contemplação. De obtenção de algo, num certo nível, mas nada permanente.
Invertida: Desejo, vontade, determinação e projectos. Quando acompanhada pelo 3 de Cups, conforme indicado por Waite, representa sucesso.

Oito de Cups
Significado: Com esta carta temos a representação do abandono de projectos e empreendimentos e preocupações anteriores. É comum a associação do declínio de uma matéria a esta carta.
Invertida: Grande felicidade e satisfação, um banquete ou representação de abundância.

Nove de Cups
Significado: O Nove de Cups traz-nos contentamento e concordância. Sucesso, vitória e vantagem. É uma carta que representa a abundância presente e, ao mesmo tempo, mostra-nos que essa abundância estará presente no futuro.
Invertida: Verdade, Lealdade e Liberdade. Porém, dependendo das cartas que se encontram em seu redor, poderá também implicar erros e imperfeições.

Dez de Cups
Significado: Com esta carta chega-nos a felicidade familiar e a estabilidade do coração. Uma espécie de momento perfeito para a família. Dependendo das cartas que estejam em redor pode também simbolizar a chegada de alguém importante ou a cidade/local onde a pessoa reside.
Invertida: Indignação e discussão, por norma será uma discussão ou conflitos sérios e que poderão envolver alguma violência.

Pajem de Cups
Significado: O Pajem representa uma juventude estudiosa e também novidades, mensagens, reflexões e meditações porém estas relacionadas com o campo profissional, acima de tudo se houver negócios envolvidos. É uma carta positiva e que traz consigo boas notícias.
Invertida: Quando invertida fala-nos de gostos pessoais e inclinações. Porém também significa decepções e seduções.

Cavaleiro de Cups
Significado: Esta carta fala-nos da chegada de um mensageiro ou alguém que trará uma mensagem. Poderá ser um convite ou uma proposta de projectos ou acções. Poderá também implicar chegada de dinheiro.
Invertida: Quando invertida representa também a chegada de um mensagem mas, neste caso, o que chegará será em forma de truque, fraude, duplicado ou de forma a enganar a pessoa envolvida.

Rainha de Cups
Significado: A Rainha de Cups vem representar uma mulher, uma boa esposa e boa mulher de excelente carácter. Fala-nos também de inteligência, virtude, felicidade, sucesso e prazer.
Invertida: Quando invertida refere-se a vícios, desonra e uma mulher que não pode ser confiável.

Rei de Cups
Significado: O Rei de Cups representa um homem justo, de negócios. Responsável porém, segundo Waite, poderá ser alguém que seja falso ou aparente ser simpático e queira ajudar sem realmente querer. Esta carta representa também o gosto pela arte, ciência e leis.
Invertida: Na sua forma invertida fala-nos de injustiça, rebeldia, vícios, escândalos e grandes perdas monetárias.

Também podes gostar

0 Comentários