Bem-Vindos. Sentem-se em volta da fogueira, peguem uma xícara de chá e comecemos a aprender os mistérios antigos e a desvendar segredos esquecidos.
Trilhem connosco a floresta sobre o olhar atento da Lua...

Novos artigos serão sempre publicados à segunda-feira e à sexta-feira.




sexta-feira, 19 de maio de 2017

Artesanato de Verão


Com o Verão mesmo a chegar, no Hemisfério Norte, vamos falar de alguns tipos de artesanato que podem ser criados durante esta estação quente! Novamente isto são actividades que podem ser realizadas também por criança, por isso, não tenha medo de as incluir!

Paraquedistas

Material Necessário:

  •  24-30cm2 de tecido leve ou papel de seda, branco ou de cor. 
  • Linhas com 35cm de comprimento, quatro por paraquedas. 
  • Cera ou Barro
Realização:

Prenda a linha aos quatro cantos do tecido, amarrotando cada canto, enrolando uma ponta da linha à volta dele algumas vezes e dando um nó. Deixe a outra ponta do fio livre.

Prenda os outros três fios. Junte as pontas soltas e dê-lhes um nó.

Envolva o nó numa bola de cera ou barro e, se quiser, molde uma pessoa pequena. Dê-lhe apenas uma forma muito geral, sem acrescentar grandes pormenores. 

Ilhas de Musgo

Material Necessário:

  • Musgo (apanhe um pouco num sítio onde cresça naturalmente: áreas úmidas, margens de regatos, etc.)
  • Pá pequena ou pá de jardinagem
  • Recipiente grande para água (lençol de água ou areia, banheira, bacias, etc).
  • Pedras de tamanho médio e grande
  • Areia
  • Água
  • Barcos de noz ou rolhas, palitos, etc.
  • Pulverizador de plantas
Realização:

Retire o musgo com cuidado, juntamente com uma camada de terra, e conserve-o úmido enquanto o transporta. Proteja a área donde retirou o musgo, preenchendo os espaços e calcando a terra solta com cuidado. Nunca retire demasiado de um só sítio.

Disponha as pedras ao centro e nos cantos do recipiente da água, firmando-as para fazerem pequenos rochedos ou montanhas (crie cavernas, deixando espaços entre as rochas). Faça uma pequena praia perto da base de um rochedo colocando alguma areia em cima de uma rocha rasa. 

Junte cuidadosamente o musgo às ilhas rochosas, torando-as verdes e cheias de vida. Veja bem se o musgo tem uma boa base de terra, juntando alguma se for necessário. Calque o musgo nos espaços rochosos. Não precisa de cobrir completamente as rochas.

Encha o contentor de água quase até meio. Necessita de água suficiente para que as crianças possam-se divertir sem inundar as praias e as ilhas. Pode criar barcos de noz, pequenos homens de cera ou barquinhos com rolhas, velas, palitos e muito mais para que as crianças se possam entreter durante horas a fio!

Espero que tenham gostado e fico a aguardar as vossas fotos!

Fonte: Petrash, Carol (1992). Os Tesouros da Terra. Lisboa: Instituto Piaget.

0 comentários:

Enviar um comentário