Mercúrio Retrógrado

por - setembro 05, 2016

Pixabay (Alexas_Fotos)
Muitos já conhecem o conceito de Mercúrio Retrógrado mas, para quem não conhece ou quem pretende saber mais sobre, vamos investigar. Mercúrio Retrógrado é um dos fenómenos astrológicos mais conhecidos a nível mundial. Não só devido a ser famoso na Internet mas também por ser aquele fenómeno que mais afecta a população em geral. Vamos conferir as datas deste evento nos próximos três anos: 



Mas o que significa o Mercúrio Retrógrado? E o planeta fica mesmo a andar para trás? Não, nada disso. Trata-se de uma ilusão e apenas nos parece que ele está a andar de forma revertida. Esta ilusão dura aproximadamente três semanas e meia e acontece cerca de duas ou três vezes por ano, dependendo. Isto porque a órbita de Mercúrio em torno do Sol é menor do que a da Terra, dado que o planeta se encontra mais próximo da nossa estrela.  

Mercúrio é o planeta que rege toda a comunicação (falar, ouvir, escrever, etc.) e também a aprendizagem, negociações, vender/comprar, pesquisas, edições, etc. Rege também os contratos formais e acordos tal como tudo quanto seja documentação importante. Podemos ainda atribuir a Mercúrio a regência em todos os tipos de códigos (incluindo computador!) e transportes e viagens. 
Então em que afecta o Mercúrio Retrógrado? Digamos que é como se Mercúrio tivesse tirado umas férias e adormecesse, deixando à sua própria mercê todos os campos que ele rege. Isto pode gerar um pouco de confusão e é sempre aconselhada cautela! Dependendo de cada signo que está em vigor na altura do Retrógrado as áreas afectadas podem variar, aconselho (em inglês) o site DarkAstrology onde podem verificar detalhes pormenorizados de cada Mercúrio Retrógrado especificamente, para saber o que fazer ou não fazer. 

Em geral aconselha-se que durante este período se evite grandes viagens ou celebração de grandes acordos ou contratos (arrendamentos, negócios, etc.). É de evitar começar negócios, websites, projectos e semelhantes durante esta altura, dado que será difícil obter a estabilidade para tal. Contratar novas pessoas para empregos é também complicado nesta altura, dado que a comunicação poderá ser mais complicada e, após Mercúrio Retrógrado, poderão haver surpresas desagradáveis. Toda a cautela e cuidado, durante este período, é essencial! Claro que se for algo impossível de adiar deve ser feito e não vamos parar a vida apenas porque Mercúrio está em Retrógrado. Se possível evitar, óptimo. Caso contrário garanta apenas que foram tomadas todas as precauções possíveis: veja os pneus duas vezes, confira o óleo, confira o pneu suplente, garanta que o check-up do carro ou meio de transporte foi feito, leia e re-leia documentos, planeie cuidadosamente a sua viagem mas conte sempre com um plano B ou C em caso de não correr como inicialmente pensou, marque bem a sua bagagem para garantir que não a perde, leve entretenimento caso hajam atrasos dos aviões no aeroporto, etc. 
Outro ponto sensível durante este período é todo o tipo de comunicações, inclusive familiares! Poderá haver espaço para maiores discussões, coisas que não são bem compreendidas e desacordos. Tente evitar falar de tópicos sensíveis pois há muito espaço para discussões durante Mercúrio Retrógrado e, acima de tudo, pense muito bem antes de falar seja o que for!  

Também as novas tecnologias são afectadas por este momento retrógrado, principalmente os computadores que são fontes de comunicação. É aconselhável ser feito um backup antes de Mercúrio Retrógrado ou pelo menos garantir que está tudo correcto e que não haverão surpresas desagradáveis. Evite trabalhar com códigos e fazer grandes alterações a nível informático, a menos que seja expressamente obrigatório. Se possível evite também grandes compras (carros, jóias, casas, etc.). É sempre melhor esperar que este período passe pois tudo se torna mais claro e evita surpresas desagradáveis no futuro!  

Esta é também uma altura propensa a perder coisas por isso, se possível, coloque etiquetas ou garanta que caso alguém encontre o que você perdeu (óculos, chaves, telemóvel, computador, etc) que conseguem encontrá-lo para devolver! 

Mas existem excepções à regra! Mercúrio Retrógrado tem como regra normal "Não tomar grandes decisões durante este período" mas há alturas em que tomar estas decisões não trará problema nenhum, principalmente se forem coisas relacionadas com o passado (viajar para casa de infância, voltar a trabalhar com um patrão antigo, selar negócio com um cliente habitual, etc.) podem ser feitas em Mercúrio Retrógrado, normalmente.

Mas este período não é tão linear como aquela tabela nos mostra. Aquela tabela mostra-nos o "pico" de cada período retrógrado mas duas semanas temos o chamado "Período Sombra" ou "Shadow Period" em que apesar de Mercúrio ainda não estar em Retrógrado a sua energia já se sente e, como tal, são alturas para ainda ter cuidado nas nossas acções. O mesmo acontece duas semanas após terminar a data assinada na tabela em cima. Deixar sempre passar algum tempo após o dia de terminar é aconselhável. 

O passado tem também tendência a voltar durante esta altura. Podem ser amigos com quem não falava à bastante tempo, ex-namorados, ex-patrão, etc. É também uma excelente altura para pensar e organizar os nossos pensamentos e preparar para tomar acções quando este período terminar. Outras coisas aconselháveis durante este período são organizar armários e quartos, dar roupa para doação, reparar coisas antigas em casa, redecorar, etc. 

Por fim... Não considere que Mercúrio Retrógrado só lhe trará coisas más! É apenas um período de maior introspecção e de ter calma e cuidado nas decisões, evitando algumas coisas e dando destaque a outras. Aproveite ao máximo este período para se renovar a sí mesmo/a. 

Também podes gostar

0 Comentários